Vida em Família

Dicas e atividades para o culto familiar – atualizado

Há alguns anos, publiquei aqui um vídeo e uma descrição da nossa rotina de culto familiar. Na ocasião, nossa filha tinha apenas meses de vida. Quanta coisa mudou desde então! Com o passar do tempo os interesses das crianças mudam e é preciso criatividade e ajuda de Deus para manter o culto familiar um momento feliz e esperado. Por essa razão, a atenção ao culto familiar é uma meta perpétua em minha lista de novos propósitos a cada ano.

Assim, compartilho com você a seguir algumas dicas e atividades que adotamos em nosso culto familiar atualmente:

Há algum tempo, montamos uma caixa com livros e objetos especiais que usamos durante as atividades do nosso culto familiar. Alguns desses livros e objetos são substituídos de tempos em tempos para manter a novidade. Dentro da nossa caixa hoje temos o seguinte:

Foto 1. Duas coletâneas de cânticos infantis em inglês. Elas nunca saem da caixa, pois gostamos muito das músicas e também das ilustrações de uma delas, que realmente são muito bonitas. Essas são duas peças raras que compramos de segunda mão de uma amiga.

Foto 2. Materiais que adquirimos através do site www.mybiblefirst.org. Esses materiais estão inglês, mas há versões em outros idiomas, inclusive espanhol. Em nosso kit temos:

  • Os Dez Mandamentos ilustrados com fotos reais;
  • Hinos do Hinário Adventista ilustrados com fotos reais da natureza, de crianças e objetos relacionados à letra. Esse foi um excelente investimento que fizemos, pois atraiu mais a atenção da nossa filha para os hinos, além de ajudá-la a entender a letra através das ilustrações. Nós adquirimos a coleção completa, mas na caixa colocamos apenas 4 a 5 hinos e trocamos a cada trimestre por outros. Dessa maneira, temos (especialmente ela) conseguido memorizar os hinos;
  • Livrinho “My Shepherd” com vários textos bíblicos ilustrados sobre o Bom Pastor e Suas ovelhas, incluindo o Salmo 23.
Uma alternativa para quem quer confeccionar o seu próprio material, é buscar na internet ilustrações relacionadas ao texto bíblico ou hino, colá-las em documento word e acrescentar o texto desejado (veja alguns exemplos aqui e aqui, compartilhados pela amiga Marily Reis). Outra alternativa ainda é recortar ilustrações de revistas e livros, colá-las em papel espesso e escrever a letra do hino ou do texto bíblico.
 
Foto 3. Objetos que usamos para cantar as musiquinhas com a nossa filha:

 

  • Animaizinhos para cantar músicas como: “Quando a mãe diz…”, ou “Quem fez…?”, etc;
  • Martelo e serrote de brinquedo para cantar a música de Noé;
  • Sabão para cantar a música “O sabão lava meu rostinho…”;
  • Lanterna para cantar “Minha pequenina luz, vou deixar brilhar”;
  • Fotos de frutas/vegetais para cantar “Eu gosto de… tirada lá do pé” e outras;
  • Coroa para cantar “Eu terei coroa quando for ao Céu” e outras;
  • Bíblia para cantar músicas relacionadas à Palavra de Deus.
Substituímos parte desses objetos a cada trimestre para manter o interesse e a novidade.
Foto 4. Caixinha de oração intercessora. Para ensinar nossa filha a orar em favor dos outros de uma maneira mais atraente, tiramos fotos de familiares e amigos queridos e colocamos dentro de uma caixinha. Ao final do culto matutino, nossa filha sorteia uma foto para orarmos em favor daquela pessoa durante o dia. Afixamos a foto na geladeira com imãs e ao final da semana oramos novamente pelas sete pessoas sorteadas. Essa ideia copiamos da querida amiga Marily Reis.
Foto 5. Vidro que decoramos para colocar os agradecimentos do dia. Essa é uma novidade que aprendemos com a amiga Fernanda Souza. Durante o ano todo pretendemos escrever ao final do culto vespertino nossos agradecimentos a Deus e guardar nesse vidro. No último dia do ano, o plano é abrir o vidro e reler os agradecimentos e os pequenos milagres operados por Deus em nosso dia a dia. Para facilitar, escrevemos os nossos agradecimentos de forma resumida em um único papelzinho e nossa filha faz um desenho rápido no verso para ilustrar o agradecimento dela.
Nossa rotina de culto e como utilizamos esses recursos

Seguimos uma rotina de culto familiar bastante simples e utilizamos os recursos acima desta forma:
1. Oração inicial –  Começamos sempre com uma oração de joelhos, pedindo a ajuda de Deus para sermos reverentes durante o culto. Minha filha é bastante agitada e essa oração é fundamental!
2. Cântico de abertura – Em seguida da oração, cantamos um breve cântico oficial de abertura.
Nossa caixa completa
3. Cânticos infantis – Após o cântico de abertura, minha filha vai até a caixa e escolhe dois objetos (ou coletânea) para cantarmos dois cânticos infantis com gestos e movimento.
4. Hino do Hinário – Em seguida, escolhemos um dos hinos ilustrados para cantar em família. Clique aqui para ouvir nossa família cantando um deles. Na época, minha filha só sabia o coro, agora já sabe o hino completo. Louvado seja Deus!
5. Memorização – Aproveitamos esse momento para memorizar um verso da Bíblia em família. Costumamos memorizar um verso por semana. Até agora já memorizamos com nossa filha os Dez Mandamentos, o Salmo 23, entre outros.
Para facilitar a memorização, auxiliamos a nossa filha a localizar o verso na Bíblia e a pintá-lo com giz de cera. Além disso, procuramos ou inventamos uma versão musicada para o verso. A cada culto abrimos a Bíblia no verso escolhido, cantamos a música e em seguida recitamos. É impressionante a capacidade de memorização das crianças, mesmo ainda tão pequenas como a nossa filha.
Para encontrar versos bíblicos musicados em Português, recorremos ao blog Bíblia Melódica. Em inglês, recorremos a este aqui. Além desses, ainda adquirimos aqui uma coleção que traz uma seleção de capítulos bíblicos musicados (em inglês). É excelente (até mesmo para nós adultos)! Quando não encontramos versos já musicados, criamos a nossa versão!
Clique aqui e aqui para ouvir nossa filha recitando dois versos bíblicos em inglês.
6. Os Dez Mandamentos – Utilizamos os Dez Mandamentos ilustrados para relembrar a cada culto um dos mandamentos (um mandamento por dia) e aproveitamos para manter a memorização em dia. Minha filha ama esse momento!
7. Leitura da Bíblia – Em seguida, lemos um verso da Bíblia e buscamos
O hábito de fazer o culto familiar
é algo que passa de pai para filho
(ou de “mãe” para as “filhas”!).
Nossa filha gosta de reproduzir nosso culto
brincando com as filhas, suas bonecas.
entendê-lo juntos. Facilitamos a linguagem, fazemos perguntas, ilustramos quando possível e ajudamos a nossa filha a compreender a leitura. Temos como costume, selecionar um livro da Bíblia e lê-lo até o fim, um verso por culto. Até agora já lemos Salmos, Provérbios e estamos encerrando 1 João. Nossa filha acompanha a leitura em sua Bíblia, que é igual a nossa.
8. Oração Intercessora – No culto matutino, minha filha sorteia uma foto da caixinha de oração para apresentarmos a Deus durante a oração de encerramento.
9. Agradecimentos – No culto vespertino, escrevemos resumidamente nossos agradecimentos em um papel, minha filha faz um desenho rápido no verso para ilustrar o agradecimento dela, dobramos e colocamos dentro do vidro.
10. Oração final – Encerramos com uma oração de joelhos.
11. Cântico de encerramento – Após a oração, cantamos um cântico oficial de encerramento e nos abraçamos.
Nosso culto dura aproximadamente 15 minutos. Para nós, esse tem sido um momento essencial para ensinar nossa filha do amor de Deus por nós, de nosso dever para com Ele, como também a amar a Bíblia e a “esconder” a Palavra de Deus em seu coração. Vale a pena todo o empenho!
Por Karina Carnassale Deana
Mãe aprendiz da Graziella – 3 anos

 

Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

12 Comentários

  1. Linda sua experiência, amiga! Obrigada por compartilhar. Vou copiar mais algumas ideias. Eu já tinha copiado algumas naquela vez em que fizemos o culto na sua casa. Incrível como vcs conseguem fazer tudo isso em apenas 15 minutos! É um culto profundo e ao mesmo tempo simples, breve e muito agradável.

    E que coisa fofa essa Grazi cantando e declamando! Deu vontade de morder essas bochechas… rsrs. Vou mostrar pra Daiane. Ela anda dizendo que quer aprender a falar inglês de verdade, já que tem 4 amiguinhos que falam. Não pára de ouvir as musiquinhas em inglês que vc gravou pra ela. Vai ficar mais animada ainda depois de ouvir a Grazi.

    Saudade de vcs…

    1. Querida Mary, eu é que agradeço por compartilhar suas ideias para a oração intercessora e para confeccionar material próprio para memorização de versos bíblicos. Foram muito úteis. Fico feliz em saber que algumas dicas aqui servirão para você também. Também estamos com muitas saudades. A Grazi sempre fala na Daiane.

      Um grande abraço.

  2. Que gracinha ela e as bonecas. Facam mais videos da vida no campo!

    1. Sim, uma gracinha mesmo!!! A mamãe coruja aqui concorda em peso com você!
      Já produzimos mais vídeos e testemunhos sobre a vida no campo. Eles estão em fase de edição. Em breve publicaremos!

  3. Agradeço a Deus por vcs entrarem na vida de minha família, através das redes da internete. Eu nem tinha ideia de como um culto em família pode ser tão interativo e interessante.
    Obrigada por postarem esse tipo de coisas para ajudar no enriquecimento espiritual de outros.
    Abraço Leila!

    1. Olá, Leila
      Ficamos felizes em saber que essa postagem foi útil a você. Que Deus a abençoe com criatividade e perseverança ao buscar tornar o culto familiar em sua casa um momento de alegria e adoração a Deus. Abraços.

  4. Olá, Leila
    Ficamos felizes em saber que essa postagem foi útil a você. Que Deus a abençoe com criatividade e perseverança ao buscar tornar o culto familiar em sua casa um momento de alegria e adoração a Deus. Abraços.

  5. Oie querida Karina!!!!

    Amei seu culto com sua filhota!!
    Preciso também melhorar o culto com meu filho.
    Me diz como faço para conseguir esses materiais das fotos 1 e 2, na versão portuguesa?
    No site só tem inglês e espanhol.
    Por favor me ajuda!!
    Bjs pra vc e sua filha linda!

    1. Olá, Fernanda!

      Creio que não existe ainda esses materiais em português, infelizmente.

  6. Muito obrigada pelas dicas…Culto familiar é uma benção !!

Comente aqui :)