O cantinho ou câmara de oração é algo conhecido e praticado em algumas famílias. No entanto, pessoalmente, sempre pensei que não fosse necessário um cantinho específico para orar, mas que a oração poderia ocorrer em qualquer local. Isso é verdade. A oração pode e deve ocorrer sempre que necessário, não importa onde estejamos. Mas depois de ouvir o lindo testemunho a respeito de como um local e horários específicos para oração ajudaram uma mãe a criar nada mais, nada menos que 34 filhos, decidi criar um aqui em casa também – e que diferença tem feito!
Como eu, algumas amigas também decidiram criar esse espaço em seus lares e estabelecer uma rotina saudável de oração entre os membros da família. A seguir, compartilho com você o que fizemos:
Câmara de oração da família Riges |
Luciana Riges, mãe do Logan (8), Larissa (6) e Lance (5 meses), foi a primeira entre nós a tomar a iniciativa de criar uma câmara de oração em seu lar depois de ler o testemunho.
Inspirada, ela deixou de fazer algumas atividades domésticas para se dedicar a organizar esse espaço em um único dia. Fez uma escala de oração de forma que cada membro da família tivesse quatro horários específicos para orar ao longo do dia e assim deixar a câmara em atividade de hora em hora.
No horário marcado, ela chama a criança responsável para orar. A criança ora e depois pode escolher ler com ela um verso bíblico, ou escutar um hino ou pintar um desenho no papel ou no quadro branco. O primeiro horário é às 7h30 e os membros da família (total 4, sem contar o bebê) vão se intercalando até o último horário, às 18h30. Como as crianças ainda são pequenas, o tempo que passam na câmara de oração é de aproximadamente 5 minutos.
Segundo ela, essa rotina de oração na câmara tem feito muita diferença no comportamento das crianças. Elas passaram a compartilhar melhor, a brincar juntas sem discussões e a ficarem mais contentes. Quando em viagem, a rotina permanece. Eles buscam a Deus onde estão e elevam uma oração.
Câmara de oração da família Deana |
Eu também fiquei muito impressionada com o testemunho da senhora que educou 34 filhos e com sua experiência com a câmara de oração, mas fiquei sem saber como fazer isso, já que aqui em casa somos em 3 (na prática 2, pois o esposo geralmente está envolvido em atividades externas durante o dia) e não visualizava um espaço para montar uma câmara. Mas com o testemunho da Luciana, me animei a buscar uma solução.
Lembrei-me de um espaço em desuso que foi criado para ser um futuro armário. Com a ajuda de Deus, minha filha e eu organizamos esse espaço em uma aconchegante câmara de oração.
Bianca orando junto à janela, como Daniel. |
Como a Luciana e eu, Adriana Teixeira, mãe da Bianca (2 anos), também se animou para criar um cantinho de oração em sua casa. Inspirada na história bíblica de Daniel, ela decidiu montar o cantinho de oração próximo à janela. Ela decorou o espaço com duas figuras de crianças orando, que adquiriu aqui, colocou um tapetinho especial para oração e uma mesinha com Bíblia, lição da Escola Sabatina e um porta-retrato que a cada semana receberá fotos de pessoas diferentes em favor de quem a família orará.
Câmara de oração da família Vieira |
Além do lugar costumeiro de orar e meditar ao ar livre, ela imaginou que seria muito bom ter um cantinho para estudar, orar e cantar abrigado do frio e da chuva. Foi então que Jesus a lembrou de um banheiro que não estava sendo usado. Ela tirou os apetrechos do banheiro e fez ali um cantinho especial de oração – e sabe que ficou bem interessante?! Na parede, ela colocou duas gravuras inspiradoras de Jesus, um verso bíblico para memorizar e uma lista de nomes para oração intercessora. Colocou também uma caixinha com fotos das pessoas pelas quais a família pretende orar e para sortear diariamente com filho pequeno. Quanto aos horários, ela decidiu adotar a mesma rotina que a Grazi e eu: 3 visitas breves ao dia.
Ideias e fotos inspiradoras!!
Fico feliz que tenha gostado! Recomendo a toda família. Tem feito a diferença em nosso lar. Abraços.