Ter uma mudança de coração é retirar as afeições do
mundo, e uni-las a Cristo. Ter um coração novo é possuir novo
espírito, novos propósitos, motivos novos. Qual é o sinal de um
coração novo? – A vida transformada. Há um morrer dia a dia, hora a hora, para
o egoísmo e o orgulho. – Ellen G. White, Mensagens aos
Jovens, p. 72
Janeiro é um mês de novos propósitos. É comum em toda virada de ano as pessoas fazerem novos propósitos para o ano que se inicia. Na verdade, o que muda é apenas a data no calendário, mas parece que psicologicamente o fato de um ano se findar e outro começar nos desafia a buscar novos projetos, a encarar novos desafios e a implantar mudanças positivas. Comigo não é diferente. De uns anos para cá, a cada virada de ano passei a fazer um balanço do ano anterior e a montar uma lista de itens que desejo praticar, mudar, melhorar e continuar aprendendo no novo ano que se inicia. Nem sempre consigo implantar todas as mudanças que planejei para aquele ano (minha lista sempre é bem grande e cheia de desafios), mas notei que desde que comecei a fazer essa lista e a colocar no papel os propósitos para o novo ano, passei a persistir mais em concretizá-los – e com a lista sempre diante dos olhos, ficou mais difícil esquecer as novas metas.
Este ano não foi diferente. Logo no primeiro dia do ano avaliei a lista que fiz no ano passado e renovei as metas. Algumas permaneceram na lista, pois são desafios constantes e que precisam sempre de muita atenção, como a hora tranquila com Deus. Outras foram acrescentadas, pois o conhecimento acerca de nós mesmos e do que Deus espera de nós cresce gradualmente à medida que permitimos que o Espírito Santo atue em nós. Minha lista este ano está bem grande, acho que é a maior de todas. Copiei aqui apenas algumas metas para este ano, que penso que podem ser úteis a qualquer pessoa que busca um estilo de vida mais saudável ou uma experiência mais próxima de Deus. O plano é compartilhar aqui os avanços feitos nessas áreas ao longo do ano com o intuito de ajudar e receber ajuda também!
Meus novos propósitos para 2015
Espiritual
importando o tempo de descanso;
sistemática e organizada;
familiar sempre que necessário (hinos, objetos, leitura, etc.);
6. Planejar com antecedência atividades em família para o sábado;
7. Implantar atividades missionárias semanais.
Estilo de vida
alternativos e naturais (amaciante, desinfetante, limpa vidros, sabão, bucha, etc.);
3. Continuar a aprender a receitas cruas;
refeições, evitando desperdício;
Incluí na minha lista também novos propósitos para outras áreas da vida, como a vida familiar, profissional e social – e claro, para o projeto Vida Campestre. Os desafios são grandes, afinal, vários itens da minha lista incluem lutas contra hábitos negativos cultivados ao longo dos anos. Mas o Senhor não nos deixa desanimar. Em Sua Palavra encontramos estas e outras preciosas promessas que nos animam a continuar buscando novos propósitos (e hábitos) para nossa vida a fim de honrar e obedecer a Deus:
E você, quais são seus novos propósitos para este ano? Você já os colocou no papel?
Como sempre nos motivando a ser pessoas melhores a cada dia. Te admiro muito e sigo de pertinho o blog. Beijo!!
Juliana, muito obrigada pela mensagem. Fico muito feliz que você goste do blog. Deus seja louvado! Abraços.
Juliana, muito obrigada pela mensagem. Fico muito feliz que você goste do blog. Deus seja louvado! Abraços.
Quanta felicidade sinto em ter conhecido seu blog! Minha família se converteu em julho do ano passado e nosso batismo foi nessa páscoa. Temos sede de aprender mais e mais da Palavra de Deus e do Espírito de profecia, e este blog tem me incentivado em realizar todas as mudanças necessárias! Que Deus continue te guiando e motivando a escrevê-lo! Deus abençoe!