Mamãe e Grazi aos 3 meses |
Com a família toda na expectativa da chegada de um bebê, dicas e sugestões é que não faltam. Comigo não foi diferente. Como mãe de primeira viagem, também recebi muitas dicas, mas somente na prática descobri o que realmente funciona ou não em meu contexto e rotina familiar. A seguir, compartilho com você algumas dicas que funcionaram comigo neste primeiro ano de minha filha. Elas não estão listadas em ordem de importância, mas na sequência em que vieram à minha mente! Espero que sejam de proveito para você assim como foram para mim!
Se você está gostando deste conteúdo, com certeza vai gostar do nosso mais novo E-BOOK: E AGORA, DOUTOR? TERAPIAS NATURAIS PARA CRIANÇAS. Clique aqui e saiba mais.
17. Para carregar o bebê – Uma ótima alternativa para carregar o bebê sem sentir dor nas costas é o Moby Wrap. Essa opção é confortável tanto para o bebê quanto para quem está carregando. Ganhei alguns slings, mas gostei mais do Moby Wrap (1) por causa do conforto, (2) porque dá para carregar desde recém-nascidos até crianças de 2 anos e (3) porque a posição indicada para recém-nascidos deixa o bebê como se estivesse no útero, o que ajuda a acalmá-lo nas crises de choro e cólicas. Recomendo. O único inconveniente é que esse produto não é comercializado no Brasil ainda. É possíbel adquiri-lo pela Internet (clique aqui). Outra opção é pedir para alguém trazer dos EUA ou enviar por correio para cá. A querida amiga Vanessa Rosa indicou uma versão brasileira desse produto. Para conhecer, clique aqui.18. Fraldas descartáveis – Antes de me tornar consumidora assídua de fraldas descartáveis, pensava que qualquer marca serviria e que a diferença entre elas era apenas a propaganda. Estava enganada! Infelizmente, as melhores realmente são as mais caras. Nos primeiros meses, gostei bastante da Huggies Soft Touch Max. Achei que essa marca foi a que melhor se ajustou ao corpinho de recém-nascido de minha filha e menos deixou vazar. Depois que minha filha ganhou mais peso e cresceu, a Pampers Total Confort ajustou melhor e suportou com mais eficiência o fluxo de xixi sem deixar vazar. Até pouco tempo, costumava manter um pacote de fraldas de segunda linha para usar durante algum tratamento natural ou naqueles momentos em que é preciso realizar a troca, mas que dentro de pouco tempo será necessário trocar o bebê novamente, seja por causa do banho ou outro motivo qualquer. As fraldas de segunda linha são mais baratas, mas por outro lado deixam vazar muito, sendo necessário usar mais unidades por dia. Algumas marcas não são confortáveis para o bebê e machucam um pouco.
19. Toalha de banho fraldada – Esse tipo de toalha de banho vem com uma fralda de pano costurada por dentro, o que ajuda a absorver melhor a água. Gostei bastante e indico. As toalhas comuns não secam tão bem. Essa foi uma das várias dicas que recebi da querida amiga Adriana Lobo Kholer Teixeira e foi muito útil.
20. Substituto para o leite materno – Faço votos que você consiga amamentar seu bebê com leite materno, mas se não for possível, recomendo um substituto 100% vegetal e saudável aprovado por minha filha. Clique aqui para conhecer e saber como preparar.
21. Alimentação – Uma alimentação nutricionalmente equilibrada é essencial para que o bebê seja saudável e se desenvolva bem. Antes de nossa filha nascer, meu esposo e eu já tínhamos decidido que ela seguiria o mesmo estilo de vida que adotamos em nosso lar. Portanto, sua alimentação seria 100% vegetariana com 0% de refinados, açúcar e industrializados. Graças ao nosso bom Deus, temos conseguido manter esse propósito e só temos a agradecer ao Criador pela saúde de ferro de nossa filha. Recentemente, colocamos à sua disposição um e-book com as receitas das papinhas que costumamos preparar para ela. Clique aqui para conhecer.
22. Xô televisão – Apesar de muitos pais acharem a televisão (e o DVD, filmes infantis e cia.) um aparelho útil para entreter e educar as crianças, em casa decidimos nos livrar desse aparelho por uma série de fatores. No caso de crianças, aprendemos que o cérebro de crianças abaixo de 3 anos não está preparado para processar as inúmeras informações recebidas pela televisão em questão de segundos, como também a retina não está ainda plenamente em condições de tolerar o brilho da tela (incluindo o brilho emitido pela tela de computadores). Isto é, crianças abaixo de 3 anos não estão fisicamente preparadas para assistir a nenhum tipo de programa televisivo ou filme, mesmo que seja educativo. Além disso, crianças que não assistem televisão (incluindo filminhos) apresentam maior capacidade de concentração e se contentam com brinquedos simples, que exigem maior criatividade. Quanto maior o contato com a televisão, maior a necessidade de brinquedos complexos e menor a capacidade de concentrar-se.
Que Deus o abençoe e lhe conceda sabedoria ao criar e educar seu bebê para a Sua honra e glória!
Por Karina Carnassale Deana
Mãe aprendiz da Graziella – 14 meses.
Gostaria de deixar a sugestão de um creme de assaduras da marca Weleda, 100% natural e muito eficiente, Creme para assaduras de Calêndula Weleda. É excelente e até agora não achei coisa melhor!
Outra coisa que gostaria de deixar sugerida é o uso de fraldas de panos modernas. São excelentes também. No mesmo formato das descartáveis, porém de tecidos e reutilizáveis. Aparentemente pode-se pensar que se te´ra trabalho demais com elas, porém é bem o contrário, o trabalho é o mesmo de lavar qualquer outra roupa do bb, não se usa alvejantes nem amaciantes, somente sabão e para muitas mães somente bicarbonato de sódio e nada mais!
Uma alternativa altamente ecológica e confortável… Recomendo.
Pâmela,
Muito obrigada pelas dicas. Já tinha ouvido falar da pomada de calêndula da Weleda. Tentei achar em minha cidade, mas não consegui. Creio que pela Internet seja mais fácil encontrar. Vou testar. Muito boa a ideia da fralda tbm, embora, para quem não conhece, realmente pareça ser mais trabalhoso. Muito legal. Obrigada pela participação!
Ola karina, gostei muito das dicas, queria tirar uma duvida, o carvao vegetal para colicas, é dado toda vez que o bebe tiver dor ou tem algum horario certo, tipo 2 vezes ao dia.
Olá, Gabriela
Boa noite!
Eu costumava só dar o carvão para minha filha quando ela tinha crises de cólica e não em um horário fixo.
Um abraço.