Em práticaVida Campestre

Passo 1 na mudança para o campo: a hora tranquila

“Porque o erro dos simples os matará, e o desvario dos insensatos os destruirá. Mas o que Me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.” Provérbios 1:32, 33

Já tomou sua decisão? Espero que sim. Esse é o passo que será dado a cada momento. Deus colocou à nossa disposição todo o poder no Céu e na terra para executarmos em nossa vida a Sua vontade, mas não se propõe a tomar a decisão por nós. É uma obra de cooperação em que está presente também o componente da fé. Que Deus maravilhoso que coloca em tão grande conta a lei da liberdade.
Como vimos no primeiro post desta série, a vida no campo não é um plano imobiliário, mas um modelo para o resgate das famílias. Sendo assim, Deus quer estar intimamente envolvido conosco. Aliás, temos que perguntar tudo a Ele, porque disso nada sabemos. Vivemos desde sempre não no modelo de RESGATE, mas de DESGASTE das famílias. Por melhores que sejam nossas intenções, se estivermos no controle, o fracasso será o resultado. Pelo texto de Provérbios 1:32, 33 vemos que aquele der ouvidos a Deus estará livre do temor do mal. Não é justamente o que sentimos quando pensamos em sair? Medo do que iremos sobreviver, de como educar nossos filhos, medo da falta de segurança e tantos outros medos. O medo é sadio enquanto nos leva à proteção, mas é doentio quando nos impede de exercer a fé.
Sabe por que Deus quer que Lhe demos ouvidos? Se acha que está despreparado, ou pelo menos não preparado o suficiente, com muitas dúvidas a serem esclarecidas, são justamente esses os motivos. Nós NÃO sabemos. Podemos ter conhecimento em muitas áreas, podemos até já ter morado no campo, mas…

“Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Isaías 55:8, 9

A saída para o campo é a oportunidade de aprendermos a oportunidade de passar todo o controle da nossa vida ao Senhor. Aprender a ser mordomo e servo. Saber que Deus tem um plano específico para cada família, porque envolve a lapidação do caráter para a vida futura com os seres celestiais. Por esses pensamentos foi nos deixada a mensagem : “Nossa obra presente é SAIR do mundo e ser separados. É essa a única maneira em que podemos andar com Deus, como fez Enoque.” Testemunhos Seletos, v. 2, p. 207
A hora tranquila é o primeiro chamado para a saída. É dedicar a primeira hora do dia ao convívio com o Senhor. É pedir perdão de forma específica e diariamente experimentar o arrependimento e conversão pela fé para o abando do pecado. É falar com Ele das bênçãos recebidas, apresentar os planos e anseios para dia e escutar em silêncio o que tem a nos dizer. Sim, Ele falará diretamente. Há muitos bons livros, mas para essa hora, apenas a Palavra de Deus contida na Bíblia  e em Seus Testemunhos devem ser utilizadas. Direto da Fonte. Quantos tesouros estão ali guardados para nós. Se ainda não teve essa experiência, não dê o passo da saída sem descobrir quais são os pensamentos de Deus.
Quando fomos chamados a sair, pouco a pouco descobrimos que não conhecíamos nosso Senhor. Usávamos o nome de cristãos, mas pouco tempo passávamos com o Senhor. E no pouco tempo, compreendíamos mal o que Ele tentava nos falar. Mesmo assim, a cada dia temos sido resgatados à comunhão com Cristo. Somos chamados à hora tranquila não para que Deus Se achegue a nós, mas para podermos ser elevados até Ele. Não é Ele que não nos fala, mas nós que não ouvimos.
“Vinde a Mim.” Mateus 11:28. Quer aceitar o convite?
A hora tranquila demonstra a quem nós adoramos. Ela também nos prepara para o convívio com Deus durante todo o dia, na experiência do verdadeiro conhecimento de Deus.

“Conhecer a Deus é, no sentido bíblico da expressão, ser um com Ele em coração e mente, tendo um conhecimento experimental dEle, mantendo reverente comunhão com Ele como Redentor. Essa comunhão só pode ser obtida mediante sincera obediência.” Olhando para o Alto, p. 326.

Observe que a hora tranquila nos leva à ação, à sincera obediência, à plena conformidade com a vontade de Deus.
Outro passo que está intimamente ligado à hora tranquila é a restauração do altar da família. Pela manhã e pela tarde apresentemos nossa família ao Senhor. Deus se alegra em estar presente numa casa que O reconhece como único Senhor e Salvador. Apenas do Senhor Jesus podemos dizer: “Não saia de casa sem Ele.” Veja aqui como algumas famílias fazem o culto pela manhã e pela tarde. Aproveite e envie também suas experiências da hora tranquila e do culto familiar para publicarmos aqui e, assim, ajudarmos outros a tornarem esses momentos uma realidade em sua vida.
Mas, parece às vezes que não ouvimos a Deus, mesmo na hora tranquila? Seria possível Ele não nos ouvir? Veja o que está escrito em Provérbios 1:28: “Então clamarão a Mim, mas Eu não responderei; de madrugada Me buscarão, porém não Me acharão.” 
Quem está sujeito a passar por experiência tão terrível? O verso 30 explica: “Não aceitaram o Meu conselho, e desprezaram toda a Minha repreensão.” Assim como a hora tranquila é a busca pelo conhecimento de Deus, se recusamos o conhecimento já obtido, ou seja, se não usamos o poder do Espírito de Deus para fazer a vontade do Pai, como Cristo, quando a conhecemos, estamos rejeitando o Senhor. A vontade de Deus está claramente expressa na Bíblia e no Espírito de Profecia. Não apenas os mandamentos, mas os conselhos também são condição para a vida espiritual. Veja outro texto, de Provérbios 28:9: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Assim, se estamos em consciente desobediência, caímos nessa horrível situação. Se por acaso está vivendo em desobediência, em pecado conhecido, clame pelo perdão, arrependimento e abandono do pecado. O Senhor Deus é grandioso em perdoar. “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13.
Busquemos conhecer a vontade de Deus. Busquemos poder para viver a vontade de Deus. “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Oséias 6:3. Sim, virá como o orvalho a cada manhã.
“Todos quantos se acham sob as instruções de Deus precisam da hora tranquila para comunhão com o próprio coração, com a natureza e com Deus. Neles se deve revelar uma vida não em harmonia com o mundo, seus costumes e práticas; é-lhes necessário experiência pessoal em obter o conhecimento da vontade de Deus. Devemos, individualmente, ouvi-Lo falar ao coração. Quando todas as outras vozes silenciam e, em sossego, esperamos diante dEle, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus. “Ele nos manda: ‘Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus.’ Sal. 46:10. Este é o preparo eficaz para todo trabalho feito para o Senhor. Entre o vaivém da multidão e a tensão das intensas atividades da vida, aquele que é assim refrigerado será circundado de uma atmosfera de luz e de paz. Receberá nova dotação de resistência física e mental. Sua vida exalará uma fragrância e revelará um poder divino que tocarão o coração dos homens.” Ciência do Bom Viver, p. 58.
O Luciano, esposo da Luciana Riges, que também participam deste espaço com suas experiências e estão no processo de saída para o campo, contou que a pequena Larissa, com 4 anos, ora todos os dias para que possam se mudar logo para o sítio que já está pronto! Que pequena gigante da fé! 
Está preocupado ainda com as questões da vida? Entregue a Deus. Onde será seu sítio? Lembre-se de que, assim que tomar a decisão (é tudo o que Deus precisa), a sua terra já está pronta. Contudo, falta uma coisa: nós é que ainda não estamos prontos. Assim, vamos para a próxima etapa – Passo 2: A Correta Motivação.
Aproveite que o sábado está chegando e comece vivendo verdadeiramente o descanso prometido, não apenas dos trabalhos, mas do pecado, de tudo aquilo que está em sua vida e não pertence a Deus. Aproveite para convidar a Cristo para guiar este maravilhoso projeto restabelecendo o culto familiar pela manhã e pela tarde. Busque-O na primeira hora do dia, com a certeza de que o achará. Mudança para o campo não é uma bela casa rural, mas um estilo de vida proposto por Deus para transformação de Seu povo. Deus quer criar em nossa vida um contexto para o desenvolvimento do caráter a fim de sermos testemunhas aqui e preparar-nos para a trasladação. O PLANO DE RESGATE DE DEUS ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS!
Davidson Deana
Esposo da Karina, pai da Graziella (8) e sitiante. Engenheiro civil por profissão, jardineiro de coração. Dedica-se a pesquisar técnicas alternativas de plantio e de construção. Ama estudar profecias bíblicas e passar tempo com a família.

Você pode gostar

5 Comentários

  1. Davidson – Em qual cidade de Minas Gerais, voce, sua esposa e filha moram? Quero me mudar para o interior e estou curiosa para saber que lugar escolheram. Obrigada, e adoro o site de voces, e as receitas e videos que a Karina nos passa!

  2. Tenho a mesma curiosidade do Davidson. Como encontrar vocês. Estamos passando por Minas, região de Capitólio, dis dias 15 a 24 de janeiro

    1. Olá, Lélio

      Entre em contato conosco através do email [email protected] para saber mais informações.

      Abraços.

  3. Olá, Lélio

    Entre em contato conosco através do email [email protected] para saber mais informações.

    Abraços.

  4. As receitas vegetarianas foram desativadas, não consegui baixar… Muito lindo tudo aqui…

Comente aqui :)

Mais em Em prática