Vida Cristã

É assim que você vive?

Voltando de uma viagem, ao parar para abastecer, vivi uma das experiências missionárias mais rápidas e marcantes:

“Click!” – foi o som do gatilho ao encher o tanque.
Assim que Kátia, a atendente, mencionou o valor, a inconfundível, suave e direta voz do Espírito de Deus falou à minha mente: “Não se esqueça de lhe entregar o livro”!
Como de costume, estava com alguns livros missionários no carro e um deles falava sobre os oito remédios naturais. “Entregue o livro sobre saúde” – ouvi a ordem, novamente.
– Tenho um presente pra você – disse eu, entregando o livro a ela.
Surpresa, um pouco sem entender, Kátia pegou o livro e ficou olhando fixamente para ele em suas mãos.
– Esse livro mostra como podemos viver melhor com as coisas simples da natureza, os oito remédios de Deus, e ainda economizar muito na farmácia! – expliquei a ela. – Água, ar puro, luz solar, exercício, boa alimentação, confiança em Deus, são todos remédios infalíveis.
– De onde é esse livro? – ela me perguntou, diretamente.
– É de uma autora internacional, a mais traduzida dos Estados Unidos – foi minha resposta, um tanto genérica. Ouvi Deus a me falar:
“Davidson, não foi isso que ela perguntou. Por que reluta em responder? Seja direto e fale o que Eu lhe mandar. Ela quer saber de que religião é.”
– Sinto falta das coisas de Deus – Kátia comentou.
Atendendo ao comando do Espírito Santo, comentei:
Esse livro apresenta o plano de Deus para a vida das pessoas, conforme está na Sua Palavra. Na minha igreja damos muita importância a seguir a vontade de Deus e honrá-Lo em todos os aspectos da vida, inclusive no cuidado do corpo.
– Você é evangélico? – pela pergunta dela, vi que o interesse aumentou quando descobriu que o livro era de origem cristã.
– Sou adventista do sétimo dia – respondi, observando o olhar de Kátia.
– Eu tenho alguns problemas de saúde. Minha mãe também sofre bastante – ela começou a contar. – O exercício é muito importante, não é?
– Sim, como a luz do sol, beber água, comer bem…
– Mas é difícil com o trabalho… – ela sabia que estava diante da solução, mas como poderia viver?
– É, não é fácil. Mas Deus dá poder. Se desejarmos honrá-Lo com a nossa vida, Ele dá poder.
Enquanto comentávamos mais sobre o poder dos remédios de Deus, ela interrompeu com a pergunta arrasadora, apontando para o livro:
– É ASSIM QUE VOCÊ VIVE?
Por um instante, parei e aguardei a resposta de Deus. Fiquei chocado. Nunca tinha sido inquirido a respeito da coerência do que eu pregava e a minha maneira de viver de uma forma tão sincera e direta.
– Sim, eu creio e vivo assim. Minha esposa e eu até nos mudamos para o campo para poder viver assim. – Ali pude expor alguns detalhes a mais do plano de Deus.
Nessa hora, o olhar dela brilhou. Parecia que estava vendo possibilidades onde tudo antes era escuro.
– Sabe, eu frequentava muito a igreja, mas tive que parar, por causa do trabalho. Faz muita falta e eu sei que preciso voltar – ela contou.
– Mas busque a Deus da forma como puder hoje, especialmente no estudo da Bíblia, e Ele vai abrir o caminho para que possa estar mais perto dEle – eu falei.
– Eu gosto de estudar a Bíblia. Gosto de ouvir a Palavra – ela parecia se lembrar de mensagens especiais que haviam tocado seu coração.
– Sabe, o Céu não tem “placa de igreja”. A Bíblia apresenta o único caminho seguro. Quando aprendemos a vontade de Deus, Ele dá poder para viver assim também. É muito bom fazer a vontade de Deus.
– Eu vou ler o livro. Vou voltar a ler a Bíblia – ela falou, como se estivesse diante de um novo propósito.
– Sim e eu estarei orando por você. Que Deus a abençoe. Olhe, entregue esse livro pra sua amiga também – concluí, deixando mais um livro.
Essa experiência foi marcante, porque enquanto dirigia e por aqueles dias eu estava refletindo em como os adventistas, como igreja, podem ser mais eficazes no evangelismo e no cumprimento da missão.
A pegunta-chave – “É ASSIM QUE VOCÊ VIVE?” – pareceu-me a resposta do Céu. Nesse simples exemplo, um pequeno livro de saúde, ligado ao exemplo e à coerência, claramente identificados como tendo origem na vontade do Senhor, rapidamente despertaram o desejo pelo estudo da Palavra e por um relacionamento mais próximo de Deus.
Ao apresentar o nosso povo uma mensagem simples e que atenda os anseios de um coração desejoso do verdadeiro evangelho, sendo ela coerente com a vida do portador da mensagem, será aberto o caminho direto ao  trono da graça, exaltando Jesus Cristo e a Sua Palavra. O evangelho eterno é a mensagem de graça que liberta do pecado e dá poder para vencer em Cristo. Vivendo o evangelho em sua plenitude, o testemunho será mais alto do que nossos pulmões jamais poderiam proclamar. 
Aquele que não pode errar, que nos confiou esse evangelho, é O mesmo que dá poder e nos capacita a vivê-lo. O que mais estamos esperando?
“Reforma, uma contínua reforma precisa ser mantida perante o povo, e por meio do nosso exemplo devemos confirmar nosso ensino. A verdadeira religião e as leis da saúde andam de mãos dadas. É impossível trabalhar em prol da salvação de homens e mulheres sem apresentar-lhes a necessidade do afastamento dos prazeres pecaminosos, que destroem a saúde, afetam o espírito e impedem a verdade divina de impressionar a mente. Homens e mulheres precisam ser ensinados a vigiarem atentamente todo hábito e prática, e imediatamente evitarem as coisas que produzem estado insalubre do organismo e consequente sombra escura sobre a mente. Deus quer que os Seus representantes vivam continuamente de acordo com uma norma elevada. Por preceito e exemplo, devem sustentar esse padrão perfeito, acima da falsa norma de Satanás que, se for seguida, produzirá miséria, degradação, doença e morte, tanto agora como a morte eterna. Os que alcançaram conhecimento acerca da maneira de comer, beber e vestir para a preservação da saúde, partilhem com outros esse conhecimento. Levem aos pobres o evangelho da saúde, de modo prático, para que saibam cuidar devidamente do corpo, que é o templo do Espírito Santo.” Testemunhos para a Igreja, v. 7, p. 137.
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” 1 Timóteo 4:12.
Karina Carnassale Deana
Esposa do Davidson, mãe da Graziella (8) e dona de casa. Pedagoga e tradutora freelance. Gosta muito de escrever e inventar maneiras de ajudar as crianças a aprender. Ama a vida no campo e estar em meio à natureza com Deus e a família.

Você pode gostar

Comente aqui :)

Mais em Vida Cristã